01 abril 2007

A crise dos aeroportos. O "apagão governamental"


Sexta Feira (30/03/2007), o Brasil viu o mais dramático capítulo de uma novela que vem se arrastando desde Setembro de 2006, após o acidente com o vôo 1907 da GOL. Já postei aqui várias críticas à esta empresa e minhas condolências após o acidente.

Agora a coisa não tem nada a ver com qualquer companhia aérea. O caos que predomina nos aeroportos brasileiros é estrutural!

Como é possível os controladores de vôo simplesmente cruzarem os braços? O serviço que eles prestam é de segurança nacional! Quanta irresponsabilidade!

Como é possível que os governos (governos no plural. Não nos enganemos achando que é tudo culpa do Lula e sua turma) tenham deixado isso acontecer? É uma crise anunciada! Já publiquei vários posts aqui falando sobre atrasos e problemas em vôos. Muito já se falou e nada se fez até agora. Só podia terminar assim...

Qual será o custo deste "apagão aéreo" para o Brasil? Alguém deveria avaliar o número de negócios não realizados, de empresas estão sendo atrapalhadas, do impacto no turismo. Isto além da vida do brasileiro comum, que precisa voar e sofre com atrasos e cancelamentos.

E a oposição quer uma CPI. Para quê? Para ficar enrolando durante meses, buscando um judas, um bode expiatório sem buscar a causa fundamental e sua solução? O governo quer evitar a CPI. Por que? Será que há algo a esconder? E as companhias aéreas? Os prejuízos com os atrasos e cancelamentos. O pagamento de hotéis para passageiros. Por que não se mobilizam pra buscar uma alternativa? Será que há algo que não sabemos?

Não quero criar teorias de conspiração, só quero saber quando alguém, iluminado e consciente, irá propor uma solução efetiva para esta crise. No mundo do gerenciamento, para cada efeito há uma ou mais causas. Para solucionarmos o problema definitivamente, basta eliminar a causa!

Falta gestão na administração pública. Se qualqer pessoa jurídica, tenha ela fins lucrativos ou não, enfrentasse um problema pelo menos próximo do caos completo que domina o espaço aérero brasileiro, os administradores já estariam procurando algo: soluções ou emprego!

Hoje, 01/04/2007 tudo parece tranqüilo. De meus dois vôos, O governo cedeu às reivindicações dos controladores, mas a causa ainda não foi eliminada. Só Deus sabe quando teremos o caos imperando novamente! É desastroso vivermos com o fantasma dos atrasos e cancelamentos. É imperativo que o Brasil reaja!

Me desculpem pela revolta...

Nenhum comentário: