29 novembro 2005

Cuidar dos vivos, enterrar os mortos e fechar os portos

"Cuidar dos vivos, enterrar os mortos e fechar os portos"

Esta frase, atribuída ao Marquês de Pombal parece que na verdade não foi dita por ele. Não quero discutir a autoria desta notável pérola e sim, o seu sentido. Apesar do que nós, brasileiros, dizemos sobre nossos ilustres descobridores, esta frase é perfeita!
Esta frase, seja lá por quem, foi dita após o terrível terremoto que abateu Lisboa em 1755 destruindo a cidade. Diz a lenda que alguém perguntou o que fazer após tal grandiosa tragédia ao que um fulano respondeu com a frase objeto deste post.
Nenhuma alternativa poderia ser mais sensata após uma terrível tragédia. Cuidar dos vivos para que assim permaneçam, enterrar os mortos para que tenham um fim digno e fechar os portos para que não soframos invasões ou percamos provisões. Isto pode muito bem ser aplicado a tudo em nossa vida.
Ao nos deparamos com "tragédias" em nossas vidas pessoais - e aqui chamo de tragédia perder o emprego, perder um ente querido, a não realização de um sonho, uma desilusão amorosa - costumamos nos concentrarmos nos mortos, esquecer dos vivos e ignorar nossos portos.
Esquecer dos vivos é simplesmente não nos atentarmos que a vida continua em frente e que o mundo continua girando enquanto ficamos parados reclamando. É importante, então, cuidarmos dos vivos, lembrar que a vida continua, sacodir a poeira e não permitir que o que resta de bom seja destruído pelo nosso poder negativo frente às tragédias.
Concentrar nos mortos é ficar lamentando por que tal tragédia se abateu sobre mim. Por que eu? Por que comigo? Ficar remoendo os acontecimentos, lembrando do passado, chorando pelo leite derramado. Não quero pregar a indiferença ou insensibilidade, mas sim a tolerância e força frente às intempéries. É importante sepultar os mortos e lembrá-los com saudade. Dar cabo aos problemas e aprender com eles, não nos concentrar no que deu errado e sim nas oportunidades para que dê certo de uma próxima vez.
Fechar os portos é não permitir que os problemas se acumulem. Quando uma tragédia se abate sobre nós, costumamos magnificar outros pontos negativos que nos incomodam além de permitir que o pensamento negativo - que atrai coisas negativas - tome conta de nós. É importante fechar nossa mente e coração para que as coisas ruins não entrem e as coisas boas não saiam. Simplesmente deixar de pensar em bobagens.

Façam isso na próxima vez que algo ruim lhe acontecer: Cuide dos vivos, enterre os mortos e feche os portos. A boa e velha sabedoria portuguesa.

Nenhum comentário: